quarta-feira, 24 de agosto de 2011


Como Vencer as TENTAÇÕES!

                                                                                                                                 
A humanidade está vivendo dias incontestavelmente desesperadores, em qualquer parte do mundo, seja nos países chamados de primeiro mundo ou não, encontra-se o homem mergulhado em todos os tipos de dificuldades: O trabalho escasso; falta-lhes a moradia; a violência crescente; as drogas escravizando e destruindo; a fome; enfim encontra-se cercado, as mazelas são tantas a ponto de levá-lo a tomar atitudes bestiais, quando não animalescas.
Este quadro de horror, no entanto, muito real é encarado como uma conseqüência de problemas sociais que podem ser solucionados pelos governantes –municipais, estaduais e federal- com atitudes administrativas. Mas, nos os servos do Senhor, sabemos que a fonte maior de todos os problemas está no mundo espiritual, causada pelos seres espirituais –demônios- que sob o comando de satanás, investem impiedosamente contra os homens.
Inclusive, as dificuldades e tentações vêm sobre todos, servos ou não servos. Os escolhidos do Senhor também as enfrentam, mas, são fortalecidos pelo Espírito de Deus, que os capacita a vencê-las. É necessário que o homem de Deus, saiba olhar e discernir a fonte dos males e evitá-las, para que o maligno não encontre lugar e saia vitorioso.
A investida do diabo contra os cristãos, é denominada de tentação (Desejo fortíssimo de praticar atos contrário aos princípios de Deus), quando consumada a conseqüência é o pecado (sua prática destitui o homem da comunhão com o Eterno) e a sua continuidade é punida com o castigo eterno. A tentação é comum a todos os servos, todos são tentados no dia-a-dia. Nos é garantido pelo Senhor, que todas elas são suportáveis; nenhuma tentação é superior às nossas forças. (veja: 1Co 10.13)
Um estudo da Palavra de Deus, nos revela quais são as principais fontes usadas pelo diabo para tentar o homem. Ele é o autor de todas as investidas malignas contra o povo de Deus, como claramente está descrito em Mateus, na tentação do Senhor Jesus. Mt 4.1: “...foi Jesus levado... para ser tentado pelo diabo.” (veja mais: 1Cr 21.1; Jo 13.2; 1Ts 3.5). Quando nos conscientizamos que o inimigo é de “peso”, sentimos a necessidade de um preparo sério para a batalha. Em relação a esta capacitação, não entrarei em detalhes nesta mensagem, mas, consiste em vivermos em: a) santidade     b) pureza  c) Oração   d) comunhão   e) Jejum   f) meditando na Palavra    etc.
Quando estes itens básicos fazem parte de nossa vida de servos, somos fortalecidos no Senhor para superarmos as tentações patrocinadas pelo diabo.
As principais fontes usadas pelo maligno para tentar-nos são:
a) Concupiscência (Desejo intenso de bens ou gozos materiais e/ou Apetite sexual):
“...cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.” Tg 1.14
Ao meditarmos nas palavras de Tiago, logo entendemos a fonte de tanta violência, de tantos males que atinge o homem. Levados pelo diabo, o homem no anseio de ver realizado o desejo de possuir algo, procedem cegamente e sem medir as conseqüências, sejam espirituais ou físicas partem para a prática de planos terríveis.
Amado do Senhor, quando nascer em tua mente (coração) o desejo intenso por alguma coisa, não se deixe levar pelo impulso, antes, analise a situação e veja como o Senhor será honrado e glorificado em teus atos.
b) Cobiça (Desejo sôfrego, veemente, de possuir bens materiais; avidez, cupidez e/ou Ambição desmedida de riquezas):
“Ora os que querem ficar ricos caem em tentação e ciladas ...porque o amor do dinheiro é a raiz de todos os males...” 1Tm 6.9,10 (veja mais: Pv 28.20)
Quantos levados pela cobiça, partem para a prática de males terríveis. Roubam aos homens e tentam enganar a Deus, quando se aproximam de uma igreja, visando o enriquecimento ou a prosperidade alardeada por muitos pastores. É preciso estar atentos para que não venhamos a pecar, cultivando em nosso coração, mesmo que veladamente a cobiça ou o desejo insano pelos bens matérias. Bom lembrar-nos, servos santos, faltos de bens matérias sempre existirão sobre a face da terra (Jo 12.8).  O diabo dissimuladamente tem plantado nos corações a semente da tentação da cobiça, não permita que cresça.
C) Más companhias:
“Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas.” Pv 1.10 (Veja mais: Pv 7.6; 16.29)
Outra forma esplendida que é usada pelo diabo para tentar o homem, está nas amizades que ele faz nascer entre os servos e os filhos das trevas. Estas amizades têm corrompido a vida espiritual do filho de Deus, quando induzidos, partem para a prática de atos que não condizem com o procedimento que deve ser observado e vivido.
Em Salmos primeiro há uma advertência séria sobre o convívio com pessoas indignas, está escrito: “...não anda no conselho do ímpio, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Sl 1.1)
Infelizmente, muitos tentados teimam em prosseguirem contrariamente a estas ordenanças e o fim destes é a condenação.
Não há um grupo social que seja mais propício a ser tentado pelo diabo, vemos na Bíblia que todos estão sujeitos à tentação. Claro, que os cristãos são o alvo principal dele, afinal, os que andam nas trevas, já lhe pertencem.
Os homens são alcançados pelas tentações no desenrolar de suas vidas diárias, veja:
a) Em meio à pobreza:
“...empobrecido, não venha a furtar, e profane o nome de Deus.” Pv 30.9
Fica claro que o pobre em meio às muitas dificuldades que lhe sobrevém é alvo das tentações e precisa vigiar constantemente para não cair nas ciladas do diabo. A murmuração, descontentamento, inveja, infelicidade, etc.  são instrumentos usados pelo inimigo para tentar-nos.
b) Em meio à riqueza:
“...estando eu farto, te negue e diga: Quem é o Senhor?.” Pv 30.9
A prosperidade em muitos casos é a desgraça do homem, levado pela sensação que tudo pode, esquecem-se do Senhor, negando-lhe no dia-a-dia. Consumando o pecado sugestionado pelo diabo. Soberba, orgulho, indiferença, altivez, etc. estão sujeitas a nascerem nos corações mais abastado.
c) Em busca do sucesso:
“...chegaram a Balaão, e lhe disseram... grandemente te honrarei... amaldiçoa-me este povo.” Nm 22.16,17 (veja mais: Dn 4.30; 5.2; Mt 4.8)
O diabo tem tentado a muitos com tesouros e honras, a exemplo do que fez com Balaão, mas, este soube dizer não à tentação e perseverou firme na comunhão com Deus. Este é o nosso procedimento. Quando as portas se abrem com muita facilidade para o sucesso, é necessário averiguarmos o que está por trás e sabiamente ouvirmos a voz do Espírito de Deus e optarmos a sermos fieis. O diabo tem tentado a muitos oferecendo a fama, e sagra-se vencedor. Entristeço-me ao ver o fracasso espiritual das “estrelas gospel”, que levados por toda sorte de influências, se entregam à aparência do mundo; com direito a fã clube, distribuição de autógrafos e o absurdo de cobrarem valores elevadíssimos para “louvarem ao Senhor!”.
As tentações são uma permissão de Deus na vida do cristão, não acontecem por acaso é um voto de confiança que nos é dado. O Senhor permite que o diabo invista contra a nossa vida, pois, antecipadamente já nos concedeu meios e revestiu-nos de poder e autoridade para nos levantarmos contra o maligno e sobrepormos a ele. É bom recordar-nos que uma vida pura e santa, da qual derrama águas de amor, é o desejo do Amado Mestre para todos os homens.
O Senhor é a nossa força!
Ele sabe das limitações do ser humano, conhece suas fraquezas e a incapacidade de sozinhos conseguirem vencer o inimigo. Mas, o Senhor é bom!  Providenciou meios eficazes que capacita o homem a lutar com superioridade e em nome de Jesus, pisar sobre a cabeça do maligno (Mt 22.44).
“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel, e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação proverá livramento, de sorte que poderás suportar.” 1Co 10.13
Oh graças!  Louvo a Deus pela afirmação tão especial que nos é feita, somos fortalecidos e capacitados a vencermos todas as tentações e armadilhas que o diabo tem colocado em nosso caminho. Amados do Senhor, não se deixem enganar, o Senhor não mente, se Ele afirma que é possível vencer “todas”, com certeza é verdade.
O Senhor tem ensinado que devemos “orar e vigiar” sempre. A parte que se refere à vigilância é negligenciada por uma porcentagem elevada do povo de Deus.  O estar atento, nos resguarda de cairmos nas ciladas do maligno.
É necessário que o servo por meio da fé, tome posse da autoridade concedida pelo Pai Celeste e a use diariamente. Antes de iniciar suas atividades, deve-se reservar um momento para achegar-se diante de Deus e falar com ele (É preciso termos consciência que comunhão com Deus é na verdade laços profundos de amizade e companheirismo!). E na autoridade que temos como filhos, é preciso proibir o diabo de agir contra nossa vida, família, bens, etc., e isto é feito levantando a voz e declarando, por exemplo: “diabo eu o proíbo de tocar em minha vida, em minha família, em meu trabalho, em tudo que é de minha propriedade, etc. em nome do Senhor Jesus.” 
É pela fé que se toma posição! Acompanhada de uma vida pura, santa e segundo à vontade do Senhor; caso contrário é perder tempo e serás ridicularizado pelos seres espirituais das trevas.
“Sem fé é impossível agradar a Deus” Hb 11.6
“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então e ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” 2Cr 7.14
“Todavia o Senhor é fiel; ele vos confirmará e guardará do maligno.” 2Ts 3.3
“Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas cousas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Combate o bom combate dá fé. Toma posse da vida eterna para a qual também foste chamado, e de que fizeste a boa confissão, perante muitas testemunhas.” 1Tm 6.11,12
Seja abençoado(a).

Pr Elias R. de Oliveira

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Formando Uma Geração de Conquistadores


Gideão estava ocupado tentando se salvar. O anjo do Senhor veio, e, em vez disso o mandou salvar a nação. Gideão não tinha forças “em si mesmo”, mas o anjo lhe disse: “Vá”!

A obediência é mais importante para Deus do que os nossos esforços. Deus não procura pessoas bem preparadas. Ele prepara e treina as que são chamadas.

Creio que Deus não me escolheu pela minha cor, pelos meus diplomas, pela minha inteligência, mas pela minha obediência, e por não ter medo de nada. Mas foram muitos testes e um longo treinamento.
Muitas vezes associamos a história de Gideão a uma postura de heroísmo, como se ele fosse um super-homem. Na realidade ele estava escondendo um pouco de trigo no lagar, antes de fugir para as montanhas. Haviam se passado 40 anos desde que Débora destruíra o exército Sírio. Depois os midianitas tinham se fortalecido e oprimiam brutalmente a Israel. Todo ano era a mesma coisa. Invadiam a terra de Israel, e enquanto o povo fugia, eles roubavam seus animais e comiam sua produção. Haviam perdido a esperança.
Deus escolheu Gideão (Jz 6:12) e Ele tem uma opinião melhor a nosso respeito do que nós mesmos. Nós olhamos as pessoas, mas Deus vê os corações. Deus nos vê de um prisma de vitórias futuras que tem guardado para nós.
O argumento e a conclusão de Gideão foi de desânimo total (Jz 6:13).

Ora Deus reina e está no trono e não nos dá muitas explicações, pois não entenderíamos. Deus não respondeu às questões de Gideão, ao invés disso deu a ele um comando: “Vá nesta tua força e livra a nação (Jz 6:14).
Analisando: Qual era a força de Gideão? A sua obediência. Deus conhecia o caráter de Gideão. Conhecia a sua vontade e sua ousadia. Fica claro que Gideão fez tudo com medo, mas fez. Deus o mandou para o campo do inimigo. Ele foi com medo, mas obedeceu. A obediência de Gideão libertou uma nação.
Pergunte: Será que Deus me escolheu? Coloque o teu foco no propósito de Deus para você. A obediência é mais importante que o conhecimento. Deus nos diz: Não é a sua força que estou buscando, mas a sua obediência.
Tire os olhos das tuas necessidades imediata e fixe-os no destino eterno de Deus para a tua vida.
Milhares de pessoas precisam tirar seus olhos de coisas pequenas, fúteis e pessoais e colocá-los em linha com a visão divina – que é uma visão macroscópica.
Não podemos nos contentar em ter uma escola com princípios, ou 10 ou 50 – precisamos acreditar na transformação de uma nação inteira. Este é o meu sonho.
Precisamos sair da nossa tenda e olhar para as estrelas – para a areia do mar. Não queira ser dono de uma árvore, pense em dominar uma floresta.
Ap. Sinomar Fernandes,  fundador e presidente
do Ministério Luz Para os Povos.

@2011 Todos os direitos reservados ao Ministério Luz Para Os Povos.

sábado, 13 de agosto de 2011

LEVANTA-TE


Se quisermos ver a glória de Deus se manifestando em nossas vidas, precisamos nos levantar.

Muitos gostariam de ser usados por Deus, mas permanecem prostrados, sentados... Deus jamais falou com um homem sentado. A Bíblia diz que o reino de Deus é tomado à força. É de pé que se luta (Mt 11:12).

Se quisermos a Arca da Aliança em nosso meio, precisamos conduzi-la nos ombros. É preciso se esforçar; é preciso colocar-se de pé.Muitos estão fisicamente de pé, mas espiritualmente estão deitados, dormindo.

Alguns nunca podem fazer nada para Deus. Quando fazem ficam alardeando, exigindo reconhecimentos, reivindicando posições, etc.Outros trabalham para Deus desde que o negócio seja lucrativo para suas contas bancárias.

Precisamos nos levantar como voluntários. Jesus não deixou uma polpuda caderneta de poupança para a sua equipe de doze. Mas nenhum deles jamais teve necessidade de coisa alguma. Em primeiro lugar encontramos nas Escrituras um Deus que procura homens para usar. Ex.: Moisés, Abraão, Gideão, etc. O homem deve responder a Deus positivamente ou negativamente. O Espírito Santo, através desta palavra, está nos convocando: “Levanta-te!” Está é a palavra para cada um de nós. Estamos às portas de um poderoso avivamento. Deus vai nos encontrar de pé ou prostrados?

A mensagem de Deus para a Igreja de hoje é Efésios 5:14:  “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos e Cristo te iluminará.”

As condições de Deus são duas: Desperta-te e levanta-te. Primeiro vem o despertar e logo em seguida o levantar.

RESPLANDECE
Isso significa que a nossa luz precisa brilhar. “Vós sóis a luz...”. Mt.5:14.Uma lâmpada precisa estar ligada na energia elétrica para brilhar. Cada um de nós precisa estar ligado à fonte de energia espiritual para brilhar para Deus – uma luz não brilha para si mesma. É por isso que somos luz... para os povos.Ex.: Quando Moisés ficou em contato direto com Deus no monte o seu rosto brilhava (Êx 34:29).

Quando a Bíblia diz: Resplandece! Isso significa: Mostra a tua cara, a tua identidade, o teu poder... “Que a vossa luz brilhe diante dos homens”. A nossa luz é o nosso testemunho (Mt 5:15).

Quando nos levantamos para testemunhar ou brilhar, aí, então, ficamos cheios do Espírito Santo (At 4:29-31).Se não estivermos cheios do Espírito Santo, seremos como um pneu vazio. Nos primeiros metros será totalmente danificado e destruído. Mas uma vez cheio poderá rodar milhares de quilômetros sem nenhum problema.


Há Quatro Ambientes que Sufocam ou Apagam o Nosso Brilho
1 – Debaixo do alqueire (Mc. 4:21) -  “Alqueire” era uma medida de capacidade para secos e líquidos. O texto fala, então, do tempo gasto apenas em coisas materiais. Em coisas desta vida.

2 – Debaixo do vaso (Lc 8:16) - Vaso é um objeto caseiro e sugere duas coisas: Afazeres domésticos, ritos e cerimônias. Muitos só ficam presos a essas coisas. Vaso fala também de religião – de preconceito religioso e tradição. Às vezes submetemos Deus a tudo isso. Nossos preconceitos, por exemplo, nos impedem de brilhar.

3 – Debaixo da cama – Cama sugere duas coisas: Ociosidade e sensualidade (Lc 8:16). Muitos são escravos de desejos lascivos e precisam de libertação para poderem brilhar. A ociosidade é o anzol do demônio. O ócio é a bigorna onde são forjados todos os pecados. É nada fazendo que aprendemos a fazer o mal. Crentes que nada fazem ficam doentes e o órgão mais atingido é a língua: julga, fala mal, joga pedras, critica, inventa, aumenta e por aí vai. Deus está nos desafiando hoje: Levanta-te!

4 – Há um outro lugar onde não podemos ficar (Lc 11:33) - “Em lugar escuro” – oculto. Esta expressão na língua original quer dizer: “Porão”. Porão é o lugar onde ninguém vai. Fala dos crentes medrosos, com complexo de rato. Os ratos vivem nos porões. Os discípulos estavam assim, encaramujados, antes de receber o poder. Não podiam brilhar. Será que estamos no porão? Então precisamos de poder. Deus não nos quer escondidos. Deus nos quer brilhando!

“A glória do Senhor está sobre ti”. O primeiro contato da igreja foi com o Cristo crucificado, mas agora chegou o tempo de conhecer o Cristo glorificado, o Cristo exaltado – cheio de poder. A nova unção da igreja está chegando. A glória do Senhor está chegando... Há um novo mover de força espiritual chegando para nós.


LEVANTA-TE E RESPLANDECE! – A glória de Deus já está sobre nós! Aleluia!
O Ap. Sinomar Fernandes é fundador e presidente
do Ministério Luz Para os Povos.

© 2011 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Alguém Especial...
VOCÊ! 

Você compartilhou palavras  de sabedoria, doou-se, foi mentor, conduziu, caminhou  ao lado de um amigo ferido, teve tempo para perceber quando outros não tiveram. 
Você fez algo para alguém. Suas palavras, suas ações, seu tempo, seja o que for. Você doou de bom grado, plenamente, desinteressadamente. Você mudou uma vida. 
E o que você fez foi importante. Suas ações foram importantes.
Porém, mais  importante é que você fez foi importante para aquele que mais importa.” Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que  demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los” (Hebreus 6:10). 

Que as ricas bênçãos de Deus sejam suas. 

Prª Evilanice 

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8,36)

A sociedade atual caminha para o caos. Crises, organizações fantasiosas, capitalismo desenfreado, famílias banidas juntos com os princípios morais e éticos, são males fantasiados pela a conduta do que “tudo-pode”, de que os povos devem viver a liberdade. Em nosso cenário reina o conflito, onde os males são gerados. De tudo isso, o VÍCIO é a principal conseqüência da deturpação familiar, da perda dos princípios, da busca errônea de suprir uma carência ou falta de algo que julgava importante e fora perdido, de crises existenciais surgidas após frustrações e de tentativas de canalizar a realidade para um “mundo de ideias” que anestesia os fatos reais.
    A ferida que tem assolado nossa gente é originada no berço familiar, que se vê identificado apenas como genitor, sem que se exerça com plenitude o amor materno, paterno e fraterno. A família ao invés de vitimar-se ao sistema, deve ser protagonista de células de evangelização e princípios bons, canais de benefícios para todos.
    Nosso tempo só será melhor se plantarmos em nossas casas sementes da Palavra. Esta que tudo transforma, que é o ensinamento vivo e eficaz que Cristo Jesus nos deixou. É belo ver no Evangelho de Jesus, segundo João, no capítulo 8, verso 36 o Alvará de liberdade que Cristo se propõe. O passo é nosso e a liberdade perfeita e verdadeira vem Dele! É Jesus quem nos tira de qualquer escravidão e faz-nos livres!
Construindo em nossa família um santuário vivo e cristão, criaremos, num futuro próximo, uma sociedade de pessoas livres da opressão dos vícios e testificadas pelo Evangelho.
    Que o Espírito Santo acenda em nossos lares centelhas de amor, para que aqueça o mundo e ele seja verdadeiramente livre em Jesus, a fim de que todos vivam em uma civilização sadia e consolidada na fé cristã.

 Por Hugo Fontes

Arquivo do blog